METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: PRÁTICA COTIDIANA NA FACULDADE ÚNICA DE TIMÓTEO

Francisleila Melo Santos, Marcus Almeida Magalhães, Eduarda Inácio Magella, Wadson Rodrigues da Silva, Mateus Jonas Souza

Resumo


Introdução: A Faculdade ÚNICA de Timóteo inseriu práticas de ensino ativas como diferencial para as aulas. As metodologias ativas podem ser diversas e suas formas de aplicação também são, mas apesar de bastante plurais seguem a mesma premissa: propiciar ao discente um processo de formação autônomo e participativo. Objetivo: Identificar quais metodologias ativas foram propostas pelos docentes do curso de Administração da Faculdade ÚNICA de Timóteo, para o segundo semestre de 2019. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo que analisou os planejamentos das aulas, postados pelos docentes no portal Blackboard. Resultados: Foram evidenciados métodos ativos que propiciam ao discente “aprender fazendo”, e não somente ouvindo, permitindo que estes possam aproveitar o tempo em sala de aula para debate, resolução de situação-problema e atividades práticas. Constatou-se que o total de aulas com métodos ativos correspondem a 20% do total de aulas do semestre por disciplina, tal como anunciado através do marketing da Faculdade ÚNICA. Foi também possível identificar que os docentes planejam aulas práticas permitindo que os discentes permaneçam em posição ativa, corroborando para torná-lo agente responsável pelo seu processo de aprendizado. Para alcançar este objetivo as metodologias ativas utilizadas foram: Sala de Aula Invertida, Estudo de caso, Rotação Individual, Laboratório rotacional e Rotação por estações. Considerações Finais: Foi possível concluir que, a utilização de aulas com métodos ativos são uma prática cotidiana da Faculdade ÚNICA de Timóteo que contribui, ativamente, para a formação de administradores aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Palavras-chave


Metodologia ativa; Planejamento; Blackboard; Andragogia; Active methodology; Planning; Blackboard; Andragogy

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, C.; D’ÁVILA, C.; OLIVEIRA, F. Um olhar sobre a práxis pedagógica do mestrado profissional em Administração da Universidade Federal da Bahia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, 2004.

CRAWFORD, Steven R. Andragogy. Malcolm Knowles. 2004. Disponível em: http://academic.regis.edu/ed205/Knowles.pdf. Acesso em: 10 de set. de 2019.

DEWEY, John. Vida e educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio S. Teixeira. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978. 113p

EXPÓSITO, L. M. C.; CIURANA, A. M. G. Avanzar en la educación para la sostenibilidad. Combinación de metodologías para trabajar el pensamento crítico y autónomo, la reflexión y la capacidad de transformación del sistema. Revista Iberoamericana de Educación, v. 73, pp. 131-154, 2017. Disponível em . Acesso em: 10 de set. de 2019.

FACULDADE UNICA. Marketing institucional, 2019. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 10 de set. de 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2011.

KNOWLES. Malcolm, S.; HOLTON III. Elwood F.; SWANSON. Richard A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

MARQUES, Wagner Luiz. Sistema de informações gerenciais. Clube de Autores (managed), 2007.

MORÁN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. S. YAEGASHI e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, p. 23-35, 2017.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

MOURTHÉ JUNIOR, Carlos Alberto; LIMA, Valéria Vernaschi; PADILHA, Roberto de Queiroz. Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 577-588, 2017.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2. ed. São Paulo:Papirus, 1997.

SILVA, Cícero José Lima. Métodos andragógicos aplicados ao ensino-aprendizagem de padrões de projeto. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Missão Velha, CE, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 de set. de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2594-9624

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.